Em detalhe: Sede da Fundação Nobel em Estocolmo, por David Chipperfield

Como divulgamos recentemente, a proposta de David Chipperfield Architects foi escolhida vencedora da competição para a nova sede da Fundação Nobel em Estocolmo. Elogiada pelo júri por sua "leveza e abertura", a proposta de vidro e pedra de Chipperfield busca "transmitir dignidade" e incorporar os ideais do Prêmio Nobel, servindo, assim, de inspiração para as futuras gerações.

Desenhos detalhados, imagens e a descrição do arquiteto, a seguir...

Vista para Museikajen. Imagem © David Chipperfield Architects

“O Prêmio Nobel poder ser considerado o maior prêmio mundial concedido pela excelência nas realizações humanas no campo das ciências, literatura e paz. Desde 1901, quando os primeiros prêmios foram indicados, o Prêmio Nobel tem sido associado à integridade, autonomia e liberdade, fomentando os ideais de um mundo justo e pacífico", descreveu Chipperfield.

“O novo Centro Nobel - "Nobelhuset" -  é um ponto de partida não apenas para a consolidar seu admirável passado em um lugar, mas para construir uma fundação a partir da qual podemos nos mover em direção a uma nova era de abertura e sensibilização.  Uma era na qual as realizações do Prêmio Nobel e seus ideais não estão apenas preservados e disponíveis para historiadores, mas se tornam uma fonte ativa e vívida de inspiração para as futuras gerações, encorajando-as a não desistir da esperança e da crença de que as conquistas humanas podem contribuir para um mundo melhor."

Vista para Nybrokajen. Imagem © David Chipperfield Architects

Situado isoladamente na orla de Blasieholmen, no centro de Estocolmo, o novo edifício servirá como primeiro lar do Prêmio Nobel e transformará a área em um destino predominantemente cultural.

Auditório para 1400 pessoas. Imagem © David Chipperfield Architects

Dentro do "limitado volume" do edifício haverá um auditório, um museu, instalações para conferências, escritórios, uma biblioteca, um restaurante, um café/bar e uma loja. O auditório - “Nobelsalen", local onde acontecerão as premiações - será o elemento central do projeto, contando com uma impressionante vista panorâmica da cidade.

Planta do térreo. Imagem © David Chipperfield Architects

A circulação tem início no térreo, acompanhada por várias atividades do museu, passa pela biblioteca, pela área de conferências, pelo restaurante, escritórios e chegando ao auditório. Na porção sul do edifício haverá um novo jardim - “Nobel Trädgård” - que estabelecerá uma relação com o atual parque do National Museum, criando um "generoso espaço natural no centro da cidade."

Vista para o Nobel Garden. Imagem © David Chipperfield Architects

Elementos transparentes e opacos, de vidro e pedra, envolverão a fachada respondendo aos programas internos. Dependendo da incidência de luz natural e das atividades internas, a estrutura externa parecerá "oscilar entre solidez e leveza, austeridade e ludicidade, fechamento e abertura, refletindo, assim, os valores do Prêmio Nobel entre a tradição e a modernidade, história e futuro."

Detalhe da fachada Imagem © David Chipperfield Architects

A Nobelhuset tem conclusão prevista para 2018.

  • Competição

    Centro Nobel em Estocolmo (Nobelhuset)
  • Premio

    Primeiro Lugar
  • Arquitetos

  • Localização

    Museu Nacional da Suécia, Södra Blasieholmshamnen 2, 111 48 Estocolmo , Suécia
  • Arquitetos responsáveis

    David Chipperfield, Christoph Felger
  • Gerência do Projeto

    Harald Müller
  • Equipe da 1ª fase da competição

    Kristen Finke, Peter von Matuschka (Arquiteto do Projeto); Nicolas Kulemeyer, Dalia Liksaite, Jan Phillip Neuer, Maude Oban, Elisabet Sundin, Diana Schaffrannek, Iason Tsironis, Lara van Iterson, Marc Warrington, Simon Wiesmaier, Ute Zscharnt
  • Equipe da 2ª fase da competição

    Peter von Matuschka (Arquiteto do Projeto); Ivan Dimitrov, Elina Dueker, Ulrike Eberhardt, Kristen Finke, Olwen Fowler, Pascal Maas, Maude Oban, Lydia Ramakers, Antonia Schlegel, Elisabet Sundin, Jaro Venitz, Gordon Vitevski, Marc Warrington, Simon Wiesmaier, Ute Zscharnt
  • Pisagismo

    Topotek 1, Berlim
  • Engenharia estrutural

    Arup, Berlim/Londres
  • Cenografia

    Kunkel Consulting, Bürstadt
  • Acústica do Auditório

    Müller BBM, Berlin/Planegg
  • Modelo 3D

    González Modellbau, Berlim
  • Renders

    David Chipperfield Architects
  • Cliente

    Nobelhuset AB
  • Área

    25700.0 m²
  • Ano do projeto

    2018
  • Fotografias

    David Chipperfield Architects

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Museu Nacional da Suécia, Södra Blasieholmshamnen 2, 111 48 Estocolmo, Suécia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.

Text Message Html

Cita: Rosenfield, Karissa. "Em detalhe: Sede da Fundação Nobel em Estocolmo, por David Chipperfield" [In Detail: Chipperfield’s Nobel Centre for Stockholm] 08 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601517/em-detalhe-sede-da-fundacao-nobel-em-estocolmo-por-david-chipperfield> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.